E começa mais um Festival SESC Melhores Filmes…

Entre os dias 04 e 21 de abril ocorre o 44º Festival SESC Melhores Filmes, no CineSESC, na Consolação, em São Paulo. Os filmes a serem exibidos foram escolhidos democraticamente por meio de votação, dividida entre público e júri especializado, composto por críticos e jornalistas de todo o Brasil.

Ao total, 415 produções realizadas e/ou exibidas oficialmente no decorrer de 2017 participaram da votação – sendo 121 nacionais (75 ficcionais e 46 documentários) e 294 internacionais.

O valor de cada sessão varia entre R$3,50 e R$12.

No dia 11/04, às 19h30,ocorrerá a mesa redonda Cinema da Vela, com Cláudia Priscila, Lufe Steffen e René Guerra. Com entrada franca, a programação discute a diversidade e o gênero na cinema, pensando a produção e filmes como Uma Mulher FantásticaDivinas DivasMeu Corpo é PolíticoCorpo Elétrico, entre outros tantos que estiveram presentes nas salas de cinema do ano anterior.

Abaixo, os filmes escolhidos por nós como indicação para ver e rever durante o festival:

[DIVINAS DIVAS]

Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte de Búzios são ícones da primeira geração de artistas travestis do Brasil. A partir de uma íntima relação com a diretora e com o teatro de sua família, importante palco na trajetória de todas elas, o filme acompanha as personagens no processo de construção de um espetáculo que celebra seus 50 anos de carreira. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte, mas também como ato político no Brasil de ontem e de hoje.

Exibições: 09/04 às 14h30 e 15/04 às 19h

meucorpoepoliticosesc

[MEU CORPO É POLÍTICO]

A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o filme levanta questões contemporâneas sobre a população
trans e suas disputas políticas. Vivenciando o dia a dia ao lado de diversos ativistas LGBTQ moradores das periferias de São Paulo,
o documentário faz um panorama do contexto social em que os personagens estão inseridos e de que forma sua atuação age nas ruas.

Exibições: 11/04 às 17h e 21/04 às 19h

[UMA MULHER FANTÁSTICA]

Marina é uma garçonete transexual que passa seus dias procurando sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e se apresentar nos clubes noturnos da cidade. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que exibiu quando lutou para viver como uma mulher. Vencedor de três prêmios no Festival de Berlim, incluindo melhor roteiro.

Exibições: 14/04 às 17h e 22/04 às 21h30

 

 

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!