Coffee & Joy: uma imersão à cultura de cafés especiais que você precisa conhecer!

cafejoy1

O Brasil é referência mundial na produção e importação de café – e não é pra menos, uma vez que a cultura cafeeira faz parte de nossa trajetória. Contudo, apreciar bons cafés é algo ainda novo por aqui. Era hábito de muitos produtores exportar os melhores grãos, enquanto nós estávamos habituados com o mais do mesmo.

Uma década atrás, o consumidor brasileiro pouco sabia sobre cafés especiais e as ofertas das cafeterias se limitavam às receitas com expresso e, muitas vezes, desvalorizavam a bebida com o acréscimo de coberturas exageradas.

Nos últimos anos, porém, este cenário tem mudado. Produtores enxergam os próprios brasileiros como consumidores de seus cafés, cafeterias especiais pipocam pelo país, público e baristas se mesclam nas aulas de cursos de métodos e a Coffee Week segue firme e forte em sua sexta edição.

Ao que tudo indica, a tendência não será passageira, visto que degustar uma xícara de café premium é um divisor de águas. À primeira prova, das duas uma: ou é paixão ao primeiro gole ou estranheza pelo sabor diferenciado.

cafejoy2
Quem aprova, não consegue mais beber o café de sempre. Quem estranha, é por falta de costume – e neste caso, se há a vontade de se aprimorar e experimentar novamente, logo se apaixona.

Por essas e outras que 14 de abril é uma data que tem ganhado cada vez mais força entre os brasileiros. Trata-se do Dia Internacional do Café. E, para que você não deixe a ocasião passar em branco, apresentamos com antecedência nossa sugestão: a Coffee & Joy.

Inaugurada em agosto de 2016, a marca mineira é comandada pelos sócios Débora Azevedo Reis, que é filha de cafeicultor e tem no DNA a paixão pelo café, Sérgio Henrique Miranda Junior, mestre em ciência da computação pela UFMG, e Marcos Nogueira Alves, analista de sistemas.

Com o empreendimento, o trio valoriza e dissemina o café mineiro através de seu e-commerce – que oferta onze cafés diferentes provenientes de oito fazendas de Minas Gerais, de diversas variedades, mas todos da espécie arábica, conhecida pelos frutos de maior qualidade e complexidade sensorial.

cafejoy3
São delícias como o Mestre Apicultor, da Fazenda Caxambú & Araguaçu, com notas de mel, morango, melão e limão doce ou o Rei Sol, da Fazenda Estrela, com notas de chocolate, laranja e amêndoa.

Os sócios adquirem o grão verde e o armazenam em microlotes no Armazéns Gerais Padre Vitor, em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais. Lá, os cafés são avaliados e pontuados por profissionais certificados pelo Coffee Quality Institute (CQI), que são aptos a realizarem a avaliação física e sensorial dos cafés especiais.

Além da opção de adquirir os cafés em embalagens de 250g por R$29,80 cada, selecionando se prefere recebe-lo em grão ou moído para o método de preparo escolhido, é possível participar do plano de assinatura personalizado – cabendo ao usuário eleger a frequência de envio e quantidade de café a ser recebida.

Cada caixa acompanha ainda mimos exclusivos, como canecas, cafés secretos, cachepots, pins, porta-caneca e sacos de tecidos. As entregas são realizadas em todo Brasil!

cafejoy4
Para uma experiência ainda mais imersiva, o site da Coffee & Joy tem blog com notícias variadas, glossário com os termos ligados ao segmento, dicas e receitas sobre formas de preparo, e-books para quem quer aprofundar o conhecimento, uma loja com vários itens que vão desde canecas e camisas até moedores e métodos de preparo.

Agora é com você. Aproveite enquanto é tempo e faça sua encomenda, assim brindamos juntos cada um com sua xícara!

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!