Vem aí uma plataforma de crítica de artes só para mulheres…

Não apenas as produções cinematográficas são predominadas por homens como também as críticas de cinema. Segundo um estudo realizado pelo Centro de Estudos das Mulheres na Televisão e Filmes, da Universidade de São Diego, são eles que domimam até 80% das resenhas de lançamentos publicadas nas mais diversas mídias norte-americanas – que em muitos casos acabam servindo de referência mundo afora.

No Rotten Tomatoes, por exemplo, 73% das críticas são assinadas por homens. Em geral, 34% das resenhas de mulheres são centradas em produções lideradas por outras mulheres, enquanto apenas 24% dos textos masculinos trazem pelo menos uma protagonista feminina.

mulher_critica_cinema

76% das críticas masculinas têm homens como protagonistas e 66% das críticas femininas têm homens em papéis principais.

Contudo, a diretora e produtora Miranda Bailey pretende mudar este cenário. Ela está à frente de um projeto de criação de uma plataforma de críticas de arte voltada apenas para mulheres.

Na CherryPicks, que seguirá os moldes da Metacritic e Rotten Tomatoes, as usuárias poderão opinar sobre filmes, músicas e séries usando, além do texto, cerejinhas no lugar de estrelas ou tomates para classificar as produções.

Enquanto o site não é lançado, a iniciativa já é uma realidade como e-mail newsletter.

 

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!