Na Rússia existe uma agência de modelos exclusiva à terceira idade

oldushka

Igor Gavar tinha como hobby sair às ruas de sua cidade-natal; Omsk, na Sibéria, fazendo fotos de street style com transeuntes da terceira idade. Foi assim que ele acabou conhecendo muita gente bacana e teve a ideia de lançar a Oldushka; uma agência de modelos acima de 45 anos.

Baseado em Moscou, o empreendimento vai contra a máxima de suas concorrentes – de descobrir ‘baby faces’ abaixo de 16 anos. Seu casting é composto por 18 modelos de toda a Rússia, entre 60 e 85 anos – com exceção de Sergey, que tem 45.

Alguns não têm qualquer familiaridade com a indústria fashion, enquanto outros já são do ramo do entretenimento, mas acabaram se aposentando por conta da idade – como a atriz Valentina Yassen, de 62 anos.

A novidade, além de promover a beleza madura, gera emprego e permite que essas pessoas já aposentadas voltem à atividade e experimentem novos afazeres.

Em poucos meses de atividade, a agência já teve seus modelos em ensaios das revistas Afisha e Sobaka e em campanhas da loja 8-Store e da Saint Laurent Russia.

Aos poucos as marcas têm incluído modelos mais velhos também nas passarelas. No inverno de 2017, por exemplo, Dries Van Noten apostou em maiores de 50 anos. Aos 85, a modelo Carmen Dell’Orefice encerrou o desfile de Guo Pei. E Simone Rocha também escolheu Jan de Villeneuve (72) e Benedetta Barzini (73) para desfilarem suas novidades.

O projeto de Gavar vem para reforçar o desafio às ideias tradicionais de beleza e envelhecimento. ‘Mostrar-se como são é um poderoso instrumento de combate aos estereótipos. Essas modelos são exemplos inspiradores de que existe beleza qualquer idade’.

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!