Como cuidar de si (gastando menos de 30 minutos por dia)

Cuidar de si é algo tão essencial, mas que muitas vezes acaba ficando em segundo plano por conta da rotina atribulada. Cuidar de si não tem de ser algo chato ou entediante, não é sinônimo do combo academia+alimentação saudável+produtos milagrosos de beleza+intevenções estéticas. Cuidar de si é um ato contínuo, divertido, um processo de autoconhecimento e promoção da autoestima e autoamor.

Curtiu a ideia, mas não sabe por onde começar? Vem com a gente que é sucesso! Selecionamos uma série de atividades bacaninhas que você pode fazer diariamente (não todas no mesmo dia, claro), gastando em média meia horinha. Bora testar?

:: Chore ::

Tão simples quanto verdadeiro. A gente acha que tem de ser forte o tempo inteiro e tende a mascarar os sentimentos e emoções, mas ninguém é perfeito. Você não vai acertar sempre, nem conseguir tudo o que quer. Fato! Então o que resta, às vezes, é chorar mesmo. Quanto bater o cansaço, quando o mundo estiver pesado demais para se carregar nas costas, desabe onde estiver ou corra pro chuveiro e deixe as lágrimas rolarem…

:: Cuide De Um Animal ::

Se você já tem um, é mais fácil. Coloca o bichinho na coleira, no colo, e sai pra dar uma volta pelo bairro. Vale passar um tempinho brincando – de verdade – com ele, sem o celular em mãos para fazer foto e mostrar pro mundo. Dedique um tempo só para vocês, para um afago, para um cuidado que ele necessite (que tal você dar o banho ao invés de levá-lo ao pet shop?). Caso não tenha um, ofereça-se para ser pet sitter de alguém próximo. A pessoa vai agradecer e você, além de uma boa ação, certamente irá se divertir.

:: Dance ::

A pixxxta da boate é incrível pra isso, mas não é o único lugar no qual você pode mexer esse quadril e descer até o chão! Dance no banho, dance faxinando a casa, dance enquanto ouve música pela rua, dance com as amigas, com o boy/girl, just dance…

:: Desenhe ::

Tem muita gente que já tem em casa seus artefatos artísticos para os momentos de inspiração, criatividade e/ou descontração. Se esse não for seu caso, corre ali na papelaria mais próxima, compra uma caixinha de canetinha, giz de cera ou lápis de cor, umas sulfites soltas mesmo e seja feliz sem questionar se leva ou não jeito pra coisa. Deixe a imaginação fluir e comandar essas lindas mãozinhas no papel.

:: Desligue o Telefone ::

Tem gente que leva o celular até pra cama e dorme com ele embaixo do travesseiro, né? Para essas e outras, desligar o coleguinha por uma hora é gatilho para uma baita crise de ansiedade. Faça o teste por quanto aguentar. Obviamente que se você o utiliza para trabalhar, é preciso que o experimento seja feito pós-expediente, mas não deixe de testar. Existe vida (e MUITAAA) no mundo real e offline.

:: Escreva Lembretes ‘Surpresa’ ::

Vale post it, bilhetinho, até guardanapo! Separe pelo menos dez e deixe a inspiração fluir ao completá-los. Você pode escrever frases motivacionais, poemas, trechos de música – vale tudo, desde que seja ‘pra cima’. Feito? Espalhe-os entre lugares óbvios; como o espelho e outros nem tanto; como num fundo de caveta, dentro de um sapato… Ao se deparar com eles, será impossível ficar de cara amarrada.

:: Escreva Emoções & Pensamentos ::

Compre um caderno, capriche na decoração da capa (#SaudadeCadernosDoColégio) e tente levá-lo consigo sempre que possível – afinal, inspiração não tem hora marcada para chegar. A gente acaba desabafando muito nas redes, mas sempre com certo filtro, nem tudo é exposto online da maneira como realmente sentimos e/ou pensamos. Uma caderneta ‘física’ é uma excelente aliada para os momentos de desabafo e você poderá rir de tudo que escreveu anos depois, quando encontrá-la ao acaso em algum canto da casa.

:: Faça Compras Online ::

Sim, fazemos praticamente TUDO online, mas neste caso nos referimos a uma compra mais elaborada, um verdadeiro garimpo virtual. Se jogue na rede, à toa mesmo, em busca de algo que goste muito (vale uma HQ rara, uma peça vintage específica, um livro x…). Cace no eBay, na Amazon, no AliExpress e onde mais quiser. Permita-se esse presente e sinta a satisfação bater à porta quando a encomenda chegar!

:: Faça o Que Tem Vontade ::

Mesmo quem tem a oportunidade de trabalhar com o que gosta, morar onde quer e viver rodeado de gente do bem acaba tendo de sufocar certos desejos porque, né, assim é a vida. Até no círculo social, quantas vezes, a gente não acaba dizendo sim prum rolê que nem tá afim… Tire um dia para ser fiel às suas vontades, sem culpas – e sem tratar mal as pessoas também, óbvio.

:: Faça Uma Lista ::

Tem quem não viva sem listas, tem quem nunca as fez. Seja qual for seu caso, papel e caneta em mãos e vamos fazer TOP 5. Você é livre para escolher o tema, desde que seja relacionado a algo a fazer. Pode ser 5 lugares que queira conhecer, 5 coisas para fazer na semana, 5 objetivos para cumprir até o fim do mês, 5 novidades para experimentar ainda este ano… Lembrando que só descarregar no papel não adianta, né? Deixe a lista à vista e se esforce para liquidar cada marcação.

:: Faça YouTube Yoga ::

Exercício que está cada vez mais em alta e você não precisa aderir à tendência, mas vale a pena testar. Aqui tem uma lista de canais interessantes para visitar. Namastê.

:: Faxine ::

Mesmo que você tenha empregada ou já seja maníacx por limpeza de natureza, há sempre algo que possa ser arrumado em casa. Reveja o armário para doar aquilo que está ali só ocupando espaço, reorganize as panelas, faça a limpa na geladeira… E com trilha sonora adequada, por favor!

:: Leia Algo ::

Certamente você já lê muito. Uma infinidade de posts em redes sociais, notícias de blogs e sites favoritos, mas aqui nos referimos à literatura propriamente dita. Quanto tempo faz que você não lê um livro mesmo?

:: Mande Uma Carta ::

Old is gold e em tempos nos quais o carteiro só chega para entregar contas a pagar, surpreender alguém com uma carta escrita à mão é a maior demonstração de amor do século…

:: Mande Uma Mensagem Encorajadora ::

Viu algum post de uma pessoa querida demonstrando fragilidade? Ao invés de simplesmente responder com um comentário, mande uma mensagem particular com um texto verdadeiro e motivacional. Mostre-se disponível caso ela precise de companhia e apoio.

:: Monte Uma Nova Playlist ::

A gente tende a acompanhar as novidades de nossos artistas favoritos e conferir as novidades na pista da balada, mas tem tanta coisa no mundo a ser descoberta. Permita-se essa imersão musical. O próprio Spotify se encarrega de gerar playlists com sons relacionados aos que você já escuta (além das novidades da semana). Abra-se ao novo.

:: Observe As Nuvens ::

Bem coisa de infância, não é mesmo? Quem mora em cidade grande mal consegue olhar pro céu, em meio a tantos prédios, fumaça e correria. Tire um tempo pra trazer à tona esse pequeno prazer de muitas crianças. Observe as nuvens, procure bichinhos nelas, olhe como se movimentam…

:: Oraganize-se ::

Não precisa ser tudo de uma vez, afinal, ninguém merece. Mas escolha uma coisa para por ordem. Serve a mesa do trabalho, a bolsa, a estante de livros. É um pequeno afazer que faz toda a diferença no que diz respeito à satisfação pessoal.

:: Organize Suas Finanças ::

Quanto mais o dinheiro se torna plástico, mais fácil é gastá-lo e mais difícil se organizar quanto às finanças pessoais. E é assim que a tecnologia se torna protagonista e vilã. Mas aqui você encontra ótimos aplicativos que te dão àquela mãozinha pra se organizar financeiramente. Saia já do vermelho!

:: Ouça Uma Meditação Guiada ::

A meditação é ótima para nos colocar nos eixos, mas para quem sofre de ansiedade, é difícil demais entrar no ritmo. Quer testar e não sabe por onde começar? Aqui tem uma lista pra você se jogar.

:: Prepare Suas Refeições ::

Tem iFood, tem pencas de por quilo para todos os gostos, tem serviço de marmitas personalizadas, mas nada como preparar sua própria comida. Obviamente que, dependendo da rotina, nem sempre é possível cozinhar em casa, mas fica a sugestão para a experiência. Sabe aqueles pratos incríveis que você baba no Pinterest? Tire um dia de folga para fazer feira e pilotar o fogão. Siga seu ritmo e gostos, mas sem limitações. Tente incluir algum novo ingrediente e brinque com temperos a fim de descobrir novos aromas. Se estiver no pique, aproveite para aprontar marmitinhas para a semana (deixando-as no freezer). Se não tiver tanta paciência assim, faça um almoço ou jantar para amigos. Quer tornar a experiência ainda mais ampla? Dê um Google nos benefícios dos ingredientes utilizados na receita. Conhecimento demais nunca é pouco.

:: Seja Gratx ::

Gratidão independe de religião. Sabemos bem o quanto em meio à correria a gente acaba não agradecendo as pessoas como deveria. Tire essa meia hora para agradecer o universo, aos amigos e colegas que fizeram algo bacana por você, alguém próximo que faça parte de seu cotidiano, a família…

:: Sorria (De Verdade) ::

Sem estar chapado, de bebida ou entorpecentes. Gargalhe consciente. Pode ser assistindo a uma série ou filme, trocando cócegas com um amigo, fazendo selfies estapafúrdias…

:: Tenha Um SPA Day ::

Dos pés à cabeça! Você pode fazer sozinhx ou contar com a companhia dxs amigxs. O importante é cuidar e se dedicar a cada parte de si. Hidrate os cabelos, massageie o corpo, esfolie a pele, depile-se e maqueie-se caso curta e se sinta bem. E se tiver a SORTE de ter uma banheira em casa, não perca a oportunidade de se jogar nela, claro!

:: Tire Um Cochilo ::

Prepare o timer para daqui meia hora e se esparrame no sofá (que é bem mais fácil de abandonar quando o alarme tocar do que a cama). Chegada a hora sentiu que o corpo precisa de mais cinco minutinhos? Tá liberado.

:: Tome Sua Bebida Favorita ::

Sendo ela alcoólica ou não, tenha um tempo para apreciá-la. Se for fácil de conseguir ou você é quem a prepara, deguste-a em casa mesmo – vale chamar boas companhias. Caso seja servida com exclusividade em um lugar específico, saia para beber. Lembre-se, porém, que a ideia é desfrutar da bebida. Portanto, não exagere na dose, no caso dos bons drinks, e beba com moderação.

:: Use Seu Look Favorito ::

Independente de ser ou não uma ocasião especial. Afinal, um bom look torna qualquer ocasião importante e faz você se sentir mais segurx de si. Capriche na produção. Só vai e arrasa!

:: Vá Caminhar ::

Se você dispensa academia ou se você é da galera fitness, tanto faz. Calce seu melhor par de tênis, prepare a playlist e vá dar uma volta para colocar as ideias em ordem e o corpo em movimento.

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!