Steven Tyler inaugura abrigo em prol de vítimas de abusos

Durante uma estadia em uma clínica de reabilitação, da década de 80, Steven Tyler conheceu diversas mulheres entregues aos mais distintos vícios em decorrências de abusos psicológicos, físicos e verbais sofridos em algum momento específico ou ao longo de suas vidas. Tais casos o inspiraram a compor ‘Janie’s Got a Gun’, um dos principais hits do Aerosmith. Lançada em 1989, a música conta a história de uma menina abusada pelo próprio pai.

 

Em 2015, Tyler escolheu a música a protagonista da canção como nome para uma organização não governamental voltada ao apoio de vítimas de abusos. Agora em dezembro, a Janie’s Fund ganhou também um abrigo, em Atlanta, com capacidade para comportar até 30 mulheres. Além de moradia, o espaço oferece cuidados médicos e terapias gratuitas.

Inaugurada em parceria com a Youth Villages, a fundação tem como foco atender às jovens vítimas de negligência e abusos físicos e sexuais.
Curiosamente, o próprio cantor tem em seu histórico a acusação de agressor. Em 1973, quando tinha 27 anos, ele começou a sair com Julia Holcomb, então com 16. Ela engravidou e ele a pediu em casamento. Assim sendo, a mãe passou a guarda da filha ao músico e eles foram morar juntos.

Contudo, os familiares de Tyler não aprovaram a relação. À época, quando a moça estava no quinto mês de gestação, o apartamento onde moravam pegou fogo em um incêndio e Julia foi parar no hospital. Segundo ela, Tyler insistiu para que fizesse um aborto por conta dos estragos causados em seus pulmões e privação de oxigênio que sofreu.

Ela acabou cedendo, mas isso lhe gerou um trauma que a afetou por muitos anos. Não demorou para que o casal se separasse.

steven-tyler-screen-shot-youtube

Em sua autobiografia, ‘Does the Noise in My Head Bother You? A Rock ‘n’ Roll Memoir’, lançada em 2004, Tyler confirma a história, colocando-se tão vítima quanto Julia, afirmando que acabou agindo assim por influência de seus familiares. Devastado, o artista se afundou em álcool e drogas e foi parar na reabilitação… àquela onde ouviu as histórias de outras mulheres que o inspirou a compor ‘Janie’s Got a Gun’…

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!