Ativista de Stonewall, Marsha P. Johnson tem sua vida e morte retratada em lançamento da Netflix

Muitos conhecem o atentado de Stonewall um divisor de águas na militância LGBT não apenas dos Estados Unidos, mas do mundo. A revolta foram ataques de violência do povo contra os policiais que praticavam atos  de repressão e homofobia dentro de bares gays em Nova York, principalmente o Stonewall Inn, em Manhattan.

 

chy9wvj3iuj5she6fegl 

Esses confrontos tiveram militantes corajosos, que peitaram a censura e repressão – tão atuais para nós, não? – e usaram de sua inteligência e força física para mover as coisas. Uma das principais personagens dessa história foi Marsha P. Johnson, ativisita trans pioneira na luta pelos direitos LGBT.

Ao lado de Sylvia Rivera (outra renomada ativista trans), fundou a S.T.A.R House (Street Transvestite Action Revolutionaries – Brigada Revolucionária das Travestis de Rua), para ajudar jovens trans em situação de rua.Em um julgamento, dentre tantos que um ativista normalmente enfrente, o juiz questionou o que significava o “P” de seu nome, ao que ela respondeu “Pay it no mind” (Não se importe). A frase virou jargão.

11800238_862158410536057_7279743536144161518_n

A Morte e Vida de Marsha P. Johnson’ é o lançamento da Netflix divulgado nessa sexta (06)

Para contar a vida dessa grande pensadora e ativista a Netflix lança nesse dia (6) “A Morte e Vida de Marsha P. Johnson” que como já aponta o texto conta sua trajetória enquanto viva, mas também a tragédia de sua morte ocorrida em julho de 1992, onde seu corpo foi encontrado boiando no Hudson River, em N.Y.

 

A fatalidade ocorreu logo após a Marcha do Orgulho LGBT daquele ano. A polícia concluiu que ela havia se suicidado, mas amigos e pessoas próximas a Marsha negam essa versão. Os pedidos para que o caso fosse investigado não obtiveram sucesso.Em 2012, Michael Kasino dirigiu um documentário sobre Marsha, titulado “Pay It No Mind: Marsha P. Johnson, e agora a Netflix divulga ‘A Vida E morte de Martha P. Johnson’ com direção de David France  (How to Survive a Plague).

Disponível já na Netflix.

 

Comentários

Comentários

Dudx é Editor-chefe de A Coisa Toda, comunicador e produtor focado em cultura, além de artista visual.