Não seja abusiva: eis o melhor presente para o boy neste Dia dos Namorados

abusivo_namorados1

Com o feminismo como pauta atual, um novo conceito tem sido cada vez mais referenciado: a sororidade, que nada mais é do que é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo. Isso quer dizer que as mulheres estão deixando de se verem como rivais para se tornarem mais próximas e amigas.

Acontece que nem só de flores vive essa relação. Em muitos casos, a sororidade mantém um machismo velado. Faço uso de um exemplo pessoal a fim de explicar melhor os fatos. Participo de um grupo secreto no Facebook, composto por duas mil meninas.

Ali temos espaço para falar de tudo: de sugestões alternativas para combater à candidíase aos reviews de dates. As participantes estão lá para expor questões rotineiras e dispostas a opinar nos tópicos nos quais suas colegas pedem auxílio.

A proposta é bacana na teoria, mas muitas vezes se perde na prática. Por muitas vezes compartilhamos relacionamentos abusivos, alertamos umas às outras que determinado crush já agiu de tal maneira com outra pessoa e não vale muito a pena, mas também já rolou post para compartilhar a ‘piroca’ mais bonita recebida em nude e mina compartilhando telefone de um boy um tanto escroto com quem saiu pedindo às colegas para entupir seu Whats App de mensagens pejorativas.

abusivo_namorados14

Que feminismo é esse? Quando uma garota vem chorar que o namorado invadiu seu celular, as participantes adoram dizer o quanto o cara foi abusivo, lixo, escroto, machista. Quando outra reclama que um pretendente vazou seu nude, as respostas seguem na mesma onda de ‘absurdo inadmissível’.

Porém, quando é uma mana agindo da mesma forma que esses caras agem e são escrachados por elas, a história é diferente, o tom é permissivo, os comentários encorajadores.

Eis então a razão deste post: não são apenas os homens os carrascos do relacionamento abusivo. Ainda tem muita mulher que, talvez por ter recebido uma educação machista, segue esses padrões em suas relações sendo elas as abusadoras.

E por isso este post vem como uma alerta, para ajuda-las a identificar algumas reações típicas de abuso em um relacionamento. Elas foram extraídas do Tumblr Desdemonia e nós as elencamos, em português, para te dar aquela ajudinha.

Preste muita atenção, amiga e pare de:

abusivo_namorados13

  • Gritar com ele na frente dos amigos dele e ser rude e/ou má com ele em frente de outras pessoas a fim de demonstrar a dominância e poder que tem sobre ele.

abusivo_namorados15

  • Controlar quando e com quem ele deve sair, força-lo a terminar amizades com garotas apenas porque você se sente insegura, culpa-lo por sair com seus amigos e/ou familiares fazendo com que ele tenha de escolher entre outras pessoas e você, dizer que ele não pode sair com os amigos dele porque você não gosta dos caras ou dizer para ele não falar com outras meninas mesmo que elas sejam amigas dele, força-lo a estar todo momento livre dele ao seu lado, ser passiva agressiva com ele quando ele quer passar um tempo com os amigos ou fazer coisas sem sua companhia.

abusivo_namorados10

  • Dizer que ele não tem escolha quando se trata de uma decisão que envolva ambos, fazer com que ele sinta que suas opiniões em questões que dizem respeito aos dois são irrelevantes e sem importância, desmerecê-lo e apontar todas as suas ‘falhas’, chama-lo de estúpido e/ou fazer graça de um erro que ele tenha cometido.

abusivo_namorados17

  • Invadir sua privacidade mexendo em seu celular, baixar aplicativos que rastreiem suas atividades no celular e/ou mídias sociais, testá-lo sem seu conhecimento e/ou permissão – como stalkear seus movimentos na rede, irritar-se com ele por mudar alguma senha e não querer compartilhá-la com você.

abusivo_namorados19

  • Acusa-lo de trair você todas as vezes que ele não está com você, explodir o telefone caso ele não lhe responda a cada cinco minutos, enviar o número dele para desconhecidas checarem se ele realmente é fiel ou não.
  • Ameaçar terminar caso ele faça algo que você não queira, ser emocionalmente manipuladora e chorar até que ele faça o que você deseja, dizer que você é a melhor coisa que aconteceu a ele e que nenhuma outra pessoa o amará assim, dizer coisas como ‘você não me ama, porque se me amasse, faria x coisa por mim’.

abusivo_namorados18

  • Bater, empurrar e/ou socar o cara quando ele faz ou diz algo que você não gosta. Não bata nele nem mesmo na casa – a não ser que este seja um desejo dele. Jamais o ataque fisicamente quanto você perde a cabeça por alguma razão. Encoste suas mãos nele apenas com permissão e consentimento.
  • Força-lo a fazer sexo despistando o fato de ele ter dito estar sem vontade, pegar o dinheiro e/ou cartão de crédito dele sem permissão para gastar com coisas sem o conhecimento dele.

abusivo_namorados16

Se você se identificou com essas atitudes, procure ajuda psicológica e psiquiátrica para tratar questões que dizem respeito a sua pessoa e que podem destruir muitos outros relacionamentos.

Se você age assim e um cara termina, ele não está sendo cusão, ele está sendo abusado por você.
E enquanto esses padrões não forem mudados, podem vir quantos namorados forem, que seus relacionamentos jamais serão saudáveis.

abusivo_namorados12

Uma vez que estamos no Dia dos Namorados, o melhor presente que você pode dar a ele e a si é repensar sua forma de agir e não ter mais atitudes como essa.

Happy Valentine’s Day <3

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!