Conheça seus limões: uma campanha mundial de combate ao câncer de mama

limao_cancer_1Esqueça a associação que muitos fazem com seios e melões. A organização de combate ao câncer de mama World Wide Breast Cancer elegeu o limão como fruta para tal comparação. Não, não se trata de mais uma objetificação do corpo feminino, muito pelo contrário.

O limão foi eleito justamente pelo fato de um tumor inicial de mama ser similar ao caroço da fruta. Sendo assim, ele foi eleito para ilustrar uma campanha de conscientização sobre a doença.

limao_cancer_4

Dentre os alertas, o essencial deles é que nem sempre uma protuberância é a única forma de identificação de câncer de mama. Outros sintomas merecem atenção, como o surgimento de uma massa espessa na região, retração da pele, feridas, pontadas, fluído não usual, ondulação, colisão, surgimento de veias, mamilo retraído, novo formato dos seios e/ou aspecto de casca de laranja.

Boa parte desses sintomas pode ser detectado visualmente e/ou através do autoexame. O melhor período para sua realização é alguns dias após o término da menstruação ou em qualquer momento para mulheres que já tenham passado pela menopausa.

limao_cancer_3

Caso algum sintoma seja encontrado através do autoexame, o indicado é consultar um médico para a confirmação ou descarte do câncer através da mamografia. Resultados positivos requerem biópsia para identificar se as células são benignas (identificadas no estágio inicial da doença) ou malignas (câncer).

Na ausência de sintomas, quem passa por acompanhamento ginecológico tende a fazer exames de rotina capazes de detectar a doença; tais como ultrassonografia, mamografia computadorizada ou mesmo ressonância magnética.

limao_cancer_2

 

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!