Lampião da Esquina: documentário fala sobre o primeiro jornal com questões homossexuais do Brasil

captura-de-tela-2015-01-15-c3a0s-01-48-26

 

Em um resgate do Brasil dos anos 70, que era mais gay do que podemos imaginar, o novo documentário do Canal Brasil com a Doctela exibe a história do Lampião da Esquina, primeiro jornal que tratava de questões homossexuais abertamente no Brasil.

Em uma busca por liberdade e inclusão da comunidade homossexual, em 1978 chegava as bancas o Lampião da Esquina, uma época pré-aids e também no começo de uma abertura política devido ao fim da ditaduta militar.

Inspirado pelo veículo norte-americano Gay Sunshine, e por outro nas publicações “nanicas” brasileiras (como Pasquim), o Lampião trazia a diversidade, com humor, entrevistas e uma seriedade necessária na época.

O jornal incomodava a sociedade dos “bons costumes” e denunciava o machismo da  da época (que nos soa tão familiar). Para se ter uma ideia, “A volta do esquadrão mata‐bicha”, “Repressão: essa ninguém transa”, “Louca e muito da baratinada” e “Fortíssimo babado” eram algumas das manchetes do Lampião.

maxresdefault

Com a participação do dramaturgo Aguinaldo Silva, do escritor João Silvério Trevisan, do poeta Glauco Macoso, do produtor cultural Celso Curi, do antropólogo Petr Fry o documentário conta como um grupo de jornalistas, intelectuais e escritores criou o Lampião, um jornal crítico, pluralista e partidário e ainda traz entrevistas com figuras como Ney Matogrosso, Leci Brandão e Edy Star, além da participação de Winston Leyland, editor do Gay Sunshine.

Para quem ficou curioso e gostaria de ler as edições do jornal Lampião da Esquina, nesse link é possível acessar todas as edições em PDF. E no dia 18 de Agosto não perca a estréia desse documentário no CineSesc.

 

Serviço:

Filme: “Lampião da Esquina”
Lançamento: 18 de agosto de 2016
Horários: 17h30 e 21h
Exibição: de 19/08 a 23/08/16
Local: Cine Sesc – Rua Augusta, 2.075, Cerqueira Cesar. Tel. (11) 3087-0500. Dom. a seg. 14h/21h30. https://www.sescsp.org.br/unidades/2_CINESESC
Evento: https://www.facebook.com/events/990227164409910

Comentários

Comentários

Dudx é editor/fundador d'A Coisa Toda, assessor e produtor, artista visual, palhaçx e erê de buaty.