Relationship: casal trans relata transição simultânea em livro de fotos

relationship1

Uma semana após se conhecerem e iniciarem um relacionamento, em 2008, Rhys Ernst e Zackary Drucker fizeram uma selfie carinhosa em frente ao espelho. Eram um homem e uma mulher cis, vivendo uma relação heterossexual.

Como são artistas audiovisuais e fotógrafos, passaram a documentar o namoro com cliques intimistas, guardados apenas para si.

relationship6

Acontece que no decorrer de quase seis anos, muita coisa aconteceu aos dois. Uma delas, por exemplo, fora a transição simultânea de sexo; ela virou ele, ele virou ela. E tais procedimentos pessoais também foram registrados junto aos retratos íntimos do casal.

relationship2

Mudanças físicas e psicológicas, injeções de hormônios, um peitoral masculino se transformando em um par de seios femininos (e vice-versa), guarda-roupas passando por reformulações e o amor carnal que sentiam um pelo outro dando vez a uma nova condição; a de parceria profissional.

Sim, com o passar do tempo, Rhys e Zackary deixaram de ser um par romântico para se transformar em uma dupla que segue trabalhando junta – são co-produtores da série ‘Transparent’, da Amazon e criadores da série documental ‘This is Me’, nomeada ao Emmy.

relationship5

Até 2014, porém, quando optaram pelo ponto final no relacionamento, posaram para centenas de fotos. À época, um curador do Whitney Museum of American Art teve acesso aos cliques e, maravilhado com o material, incentivou-os a expor algumas das imagens no museu.

relationship3

E foi assim que o arquivo particular se tornou público e o duo selecionou 46 imagens para compor a mostra ‘Relationship’, exposta durante a Whitney Biennial. A programação foi sucesso de crítica e público e o trabalho deles foi comparado ao de nomes como Cindy Sherman, Larry Clark e Nan Goldin.

Passados dois anos, Rhys e Zackary pegaram carona na fluidez de noções de gêneros e visibilidade que xs trans têm conquistado na mídia para relançar o projeto em forma de livro com o objetivo de abordar a transexualidade de maneira essencial.

relationship7

A publicação, homônima à mostra, acaba de ser lançada pela editora Prestel e não tem previsão de ser publicado no Brasil – mas pode ser encomendado através da Amazon.

relationship4

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!