Projeto Criola expõe em outdoors comentários racistas na internet

size_810_16_9_racismo-comentarios-maju

Você já leu comentários racistas na internet? Ou você se lembra de ter feito algum? É um problema cultural, pessoas ainda falam coisas como “está fedendo como preto” ou “que trabalho de preto” e variações, muitas vezes sem nem perceber o quão racistas estão sendo.

Mas na tentativa de mudar essa triste realidade e conscientizar as pessoas de seus preconceitos e racismo que o projeto Criola expos comentários de ódio e desprezo feitos na internet em placas de outdoors. O esquema se fez através da geolocalização, que rastreou os usuários que fizeram tais comentários e colocaram as mensagens impressas perto de suas residências.

O projeto aconteceu no final de 2015, mas a importância dele ainda é latente. Para ter uma ideia, mais de 80% dos usuários deletaram suas contas após verem suas publicações escancaradas nas ruas, mas um deles teve a coragem de aparecer e pedir desculpas. Assista:

Para quem ainda não conhece, a Criola é  uma organização fundada em 1992 conduzida por mulheres negras para garantir o direito e respeito das mulheres negras em uma perspectiva integrada e transversal. Conheça mais no site.

Comentários

Comentários

DUDX é editor-chefe da A Coisa Toda, artista, comunicador e produtor cultural.