Os velhinhos mais estilosos que você

AS2_p162

Para o fotógrafo americano Ari Seth Cohen, de 34 anos, seus conterrâneos tendem a ignorar as pessoas mais velhas e focar exclusivamente na juventude. Ele, porém, vai à contramão. Sua melhor amiga e maior referência de vida fora a avó, Bluma. O cara cresceu acompanhando de perto sua rotina ao lado das outras amigas idosas. E, quando a vovó morreu, decidiu seguir o conselho que lhe dera de mudar para Nova Iorque.

advancedstylelivro12

Uma vez na cidade grande, não sabia muito bem o que fazer da vida, sentia-se perdido. Munido de sua inseparável câmera fotográfica, começou a clicar, despretensiosamente, homens e mulheres mais velhos e cheios de estilo que encontrava pelas ruas. Assim nascia o blog Advanced Style, que desde 2008 compila retratos de ícones de estilo registrados pelo moço.

advancedstylelivro13

De lá pra cá, o projeto virou livro (2012) e documentário (2014), além de sacudir a indústria fashion chamando a atenção das marcas a tal público ‘invisível’. Campanhas de Karen Walker e J Crew, por exemplo, passaram a aderir às fotografias de modelos de terceira idade feitas por Cohen e Celiné e Dolce & Gabbana também os recrutaram para seus desfiles e catálogos.

AS2_p140

Em junho chegará às livrarias mais uma publicação realizada pelo fotógrafo; ‘Advanced Style: Older and Wiser’, que compila fotografias e dicas de beleza e estilo de cada pessoa clicada. O livro conta com registros realizados em cidades como Buenos Aires, Roma, Sydney e Tóquio.

AS2_206

Cohen acredita que o projeto seja uma forma de manter a presença da avó sempre viva. Com o sucesso inicial do blog pensou que a visibilidade da terceira idade pudesse ser uma tendência passageira. Hoje considera que fora uma revolução importante na forma como os idosos se expressam.

AS2_p48

Saindo da marginalidade, os velhinhos estão cada vez mais presentes nas redes sociais; o que facilita na exposição de sua presença ativa e vibrante, servindo como inspiração aos mais jovens. ‘A idade os encorajou a adornar-se com a individualidade e criatividade. Eles atingiram aquele patamar do ‘foda-se’ e podem competir felizmente com qualquer outro ícone jovem de street style da atualidade’, declarou em entrevista ao Telegraph.

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!