Culto ao Corpo: 3 projetos de fotografia da nudez para se apreciar

O culto ao corpo é algo milenar entre os seres humanos, das gravuras rupestres partimos para pinturas mais elaboradas, esculturas realistas, fotografia e vídeo para registrar as formas e corpos dos seres humanos.

Vivemos em uma época que se criou um padrão de “corpo perfeito” onde exibe barriga reta, peitos grandes (para homens e mulheres) e toda uma forma que chamo de “robusto porém contido”. Mas nem sempre foi assim, já cultuamos corpos muito magros, como há poucos anos no mundo da moda, ou corpos com formas mais arredondadas.

O corpo ideal é o seu corpo. Lutamos todos os dias para tirar os padrões das nossas cabeças e entender que não existe uma perfeição. E que caso exista, não precisamos correr atrás dela.

Para celebrar o corpo, separamos 3 projetos de nudez, onde homens, mulheres e pessoas não binárias se propuseram a posar sem nenhuma vestimenta, a não ser a da carne. Veja alguns cliques:

Flesh Mag (http://flesh-mag.com)

O projeto carioca trouxe a nudez masculina de forma variada, realmente enaltecendo corpos diferentes, deixando o trabalho – que agora também é calendário – muito rico com suas variantes.

bernardo_flesh

yollanda

Chicos (http://www.chicos.cc)

O Chicos é um projeto que por pouco não entrou na nossa lista, pois não nos víamos representados ali, na maioria dos seus editoriais só encontramos corpos que já tem seu espaço conquistado na sociedade, com raras exceções, mas um ensaio específico nos cativou, o do Juno Cipolla que traz a história de sua transição em um vídeo e fotos muito bonitas.

juno

365 Nus (http://365nus.com/)

Esse é um dos nossos favoritos. Feito por Fernando Schlaepfer – também criador do IHateFlash – o projeto se propôs a mostrar a nudez em lugares livres, onde víamos a liberdade do corpo. Fernando trouxe a melhor das narrativas para as suas fotos, não só mostrando nu, mas paísagens e luzes incríveis.

tumblr_o4ed6uUn971qba6lwo1_1280 tumblr_o3wfp8vxox1qba6lwo1_1280365nus

 

Curtiu? Achou que faltou algum em nossa pequena lista? Deixe suas dicas e sugestões nos comentários

Comentários

Comentários

Dudx é Editor-chefe de A Coisa Toda, comunicador e produtor focado em cultura, além de artista visual.