Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil

mabr3
Em 2015, Marina Abramovic passou alguns meses no Brasil por conta de sua exposição Terra Comunal, em cartaz no Sesc Pompeia, em São Paulo. No entanto, além de acompanhar a montagem da mostra e ministrar workshop para os artistas convidados por ela para performarem durante a programação, a serva também aproveitou a estadia no país para se aventurar em uma jornada espiritual.

Seis mil quilômetros foram percorridos e a levaram a presenciar as cirurgias de cura realizadas pelo médium João de Deus, em Goiânia, os processos xamânicos em Curitiba, os rituais de ayahuasca na Chapada Diamantina (BA), as incorporações no Vale do Amanhecer (DF) e a força do sincretismo religioso em Salvador.

mabr1

O percurso profundamente introspectivo, através de suas memórias, dores e experiências passadas, foi retratado em um documentário que volta suas atenções aos rituais íntimos e pessoais vivenciados pela artista, tendo como cenário (e fotografia) paisagens naturais e esplendorosas.

O resultado é ‘Espaço Além – Marina Abramovic e o Brasil’, dirigido por Marco Del Fiol, que estreou em março durante a última edição do festival SWSX, em Austin, no Texas. A previsão é que o filme chegue aos cinemas brasileiros em maio.

mabr2

Vim ao Brasil em busca de locais de poder e pessoas com energia especial. Realidades paralelas, incorporações, entidades. Como posso ajudar a ampliar consciências através da arte?’ questiona Marina no trailer do documentário, que acaba de cair na rede.

Este é o segundo documentário focado na trajetória artística de Marina. O primeiro, ‘The Artist is Present’, foi produzido pela HBO, em 2012, e focava na exposição homônima realizada à época, pela artista, no MoMA de Nova Iorque.

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!