O tipo de escola pública que todos merecíamos ter

escolap4

Uma escola pública onde as crianças têm aula de ioga e meditação, recebem massagem e merenda vegetariana? Acredite ou não, mas trata-se de um instituto de ensino brasileiro mesmo. Eis o Centro de Educação Infantil Lar de Crianças Ananda Marga, uma creche municipal localizada no bairro Jardim Peri Alto, na zona norte de São Paulo.

O local é administrado pela ONG Amurt-Amurtel, responsável pela programação. Mais de cem pequeninos, entre zero e três anos de idade, fazem ioga e meditação uma vez por semana – ao final de cada aula, uma sessão de relaxamento e massagem.

escolap3

Os bebês vivenciam a experiência através da shantala – massagem indiana realizada pelas professoras, com essência de lavanda, que estimula a sensação de acolhimento. As mães são ensinadas para que possam estender o ritual ao ambiente familiar.

Já os maiorezinhos fazem massagem uns nos outros (no rosto, braços e pés), com cortinas fechadas, iluminação reduzida e mantras rolando; com o intuito de melhorar o relacionamento entre as crianças.

A Sociedade Internacional de Meditação aprova e recomenda a programação, que tem o objetivo de melhorar a atenção e o aprendizado, diminuindo o estresse e promovendo maior inteligência emocional. Já a ioga, abrange ainda a respiração correta, a limpeza da mente e o equilíbrio.

escolap1

Na creche, que segue a linha pedagógica neo-humanista; na qual os alunos são estimulados desde pequenos a se desenvolverem enquanto cidadãos e pessoas, as merendas vegetarianas contam com orientação de nutricionistas.

Uma educação pública de qualidade é, sim, possível em nosso país. No entanto, as instituições de ensino ainda resistem, uma vez que precisariam aumentar sua carga horária para incluir a atividade extracurricular na grade.

Na contramão está a Amurt-Amurtel, que desenvolve o mesmo trabalho em outras escolas de São Paulo, Minas Gerais, Pará e Sergipe.

escolap2

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!