A receita falha e ultrapassada das revistas femininas

normas-sociales-03Mesmo com a popularização da internet, as revistas impressas seguem em circulação, oferecendo conteúdos segmentados para os gostos mais diversos. E muitas vezes têm papel fundamental na formação de ideia de seus leitores.
Enquanto os meninos, quando jovens, não têm muito além de gibis e Playboys pegas escondidas para ler, o oposto acontece com as meninas. Existe uma infinidade de revistas femininas para pré-adolescentes, adolescentes e adultas.

Por mais que o linguajar seja adequado para cada público, o conteúdo é o mesmo: editoriais que incentivam o consumismo e ditam moda, matérias sobre corpo, dieta e beleza e muitas reportagens sobre sexo.

normas-sociales-01
Isso sem contar as modelos jovens e magras dos ensaios fotográficos, as celebridades sempre impecáveis e as estrelas da capa estonteantes graças aos retoques do photoshop.

Ao invés de fazer bom uso do papel social na construção de novos modelos e estandartes sociais, vendem padrões de beleza que não correspondem à realidade, colocam a mulher em um papel hiper-sexualizado, exaltam a juventude de modo com que se tenha medo de amadurecer…

São tantas ênfases contraditórias ao conteúdo total de cada revista. Publicam uma matéria sobre a importância de amar seu corpo independente das opiniões alheias entre páginas de ensaios com alguma top magérrima e sugestões de emagrecimento ou tratamentos estéticos.

normas-sociales-02
Tratam da mulher como um ser forte e empoderado, na mesma edição na qual compilam itens essenciais na vida de todas as mulheres e dicas infalíveis de como satisfazer o boy na cama.

Realmente não faz sentido algum. Enquanto na internet temos acesso aos conteúdos mais variados, que podem ser buscados de acordo com interesses pessoais, as revistas impressas seguem a mesma receita, oferecendo conteúdo cada vez mais pobres.

Satirizando essa imprensa torta, o Buzzfeed Espanha resolveu tirar um barato reimaginando como seriam as edições de revistas masculinas – as imagens que ilustram este post. Chega a ser mais triste do que engraçado…

normas-sociales-04

 

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!