Pantone elege duas cores do ano em 2016

pant0
Sedeada em Carlstadt, Nova Jérsei, a Pantone Inc., para quem não sabe, é uma empresa mundialmente conhecida por seu sistema de cor, largamente utilizado na indústria gráfica. Com base em dados de pesquisas, anualmente a companhia elege a cor do ano – tonalidade que influenciará os mais diversos segmentos de consumo, de moda à gastronomia.

pant1
A Pantone define o próprio processo como ‘uma escolha simbólica de uma cor; uma cor que representa o que nós estamos vendo chegar à nossa cultura e que serve como uma expressão de determinado humor ou atitude da sociedade’.

pant13
Em 2016, porém, pela primeira vez a empresa indicou dois matizes: Rose Quartz e Serenity. Por trás da escolha dessas cores fluídas, há o seguinte significado: ‘Enquanto os consumidores procuram por paz de espírito e bem-estar como um antídoto ao stress do mundo moderno, abraçar cores que, psicologicamente preenchem nossa necessidade de reafirmação e segurança tem sido cada vez mais importante’.

pant9
Muitas pessoas, contudo, tiveram interpretações unilaterais sobre as tonalidades, associando-as aos gêneros. Em nota oficial, a empresa demonstrou posicionamento neutro no que diz respeito à receptividade das cores do ano: ‘Essa abordagem coincide com os movimentos sociais relacionados à igualdade de gênero e fluidez e o conforto crescente dos consumidores em usarem cores como forma de expressão. Uma geração que está menos preocupada em ser rotulada ou julgada’.

pant7
Desde a divulgação das cores, o Instagram tem bombado de publicações com a #Pantone2016. Em menos de um mês, a rede soma quase 10 mil publicações com a hashtag – as mais bacanas delas escolhemos para ilustrar este post! <3

pant6

pant11

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!