Dois lugares onde os pais descansam e a criançada faz arte à vontade

criancas_m_1
Só quem tem filhos é que sabe o quão difícil é encontrar um passeio em família no qual a criançada se divirta e os pais possam relaxar. E dois estabelecimentos marcaram ótimos pontos aliando a diversão dos pequenos e descanso dos adultos – ambos no exterior, porém.

Em Nova Iorque há o Sugar Hill Children’s Museum of Art & Storytelling – quase um paraíso, por assim dizer. Voltado às crianças entre três e oito anos (idades na qual os idealizadores acreditam que os pequenos possam assimilar e aprender de fato o que lhes é transmitido), o espaço é um museu que apresenta aos pais e filhos a história dos Estados Unidos entre 1930 e 1980 através da arte.

criancas_m_2

Uma vez que está localizado em Sugar Hill, o foco é para obras de artistas locais – como Jacob Lawrence e Romare Bearden, a fim de promover ainda mais interação entre os pequenos e sua região.

São andares e mais andares a serem visitados, com obras expostas em altura que tanto as crianças como seus pais possam apreciar em conjunto. Através de visitas guiadas, monitores usam da arte para incentivar a criançada a explorar e aprender.

criancas_museu_4

O exterior é assinado pelo arquiteto David Adjaye e ainda há um mural da artista Saya Woolfalk feito em parceria com a filha Aya Mitchell, chamado ‘The Pollen Catchers’.

Inaugurado em novembro, o museu funciona de terça a sexta, das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 12h às 17h. Semanalmente há workshops voltados apenas às crianças – permitindo aos pais um pouco de descanso – nos quais são encorajadas a colocar as mãos na massa e pintar o sete literalmente.

criancas_museu_3

A programação conta ainda com contação de histórias, demonstrações e intervenções artísticas e exibições de artes visuais, música, dança e filmes – nos quais os pais são convidados a acompanharem seus filhos e ao término de cada atividade participar de um debate sobre o que presenciaram.

Enquanto isso, em Wroclaw, na Polônia, no finalzinho de outubro o 28 Form abriu suas portas. Uma cafeteria na qual os adultos podem se deliciar com doses diárias de cafeína enquanto a prole brinca livre, leve, solta e praticamente sem proibições como nos estabelecimentos tradicionais.

criancas_cafe_1

O espaço ali foi desenvolvido pensado neles e em formas de explorarem sua criatividade através de uma experiência divertida. Primeiro de tudo, por lá eles podem fazer uma coisa que a maioria dos pais não permite em casa: desenhar e rabiscar as paredes à vontade – uma vez que todas receberam pintura enlousada.

Com decoração lúdica, o café tem móveis para pais e filhos, muitos brinquedos a serem utilizados durante a estadia no local e iluminação e temperatura adequadas para os pequenos.

criancas_cafe_3

Composto por dois andares – o primeiro da cafeteria e, o segundo, uma espécie de cantinho do descanso, com colchonetes para cochilos, cadeiras de balanço para lactantes e uma gigantesca janela envidraçada para que a luz natural atinja todo o ambiente.

O wi-fi liberado permite aos pais freelancers e/ou home officers trabalharem sossegados entre uma xícara e outra de café enquanto a criançada brinca livremente pela cafeteria.

criancas_cafe_2
<3

criancas_cafe_4

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!