Bombando nas redes sociais: idosos mostram poder e influência na internet

Avós de hoje em dia não passam as tardes tricotando ou limpando a casa, como antigamente. Assim como você, elas estão conectadas e a cada dia que passa aumenta o número de senhoras e senhores com mais de 65 anos que aderem às redes sociais e fazem uso das mesmas diariamente.

De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Pew Research Center, quase 1/3 dos americanos na terceira idade são internautas assíduos. Entre os anos de 2013 e 2014, o número de velhinhos usuários de Facebook cresceu de 11% para 56%.

idosos
Enquanto isso, a quantidade de adeptos ao Twitter dobrou e a de perfis no Instagram setuplicou. Ainda assim, é mesmo o Facebook a rede social mais querida entre os americanos da terceira idade. 70% deles checam diariamente suas contas, pelo menos três vezes ao dia.

Segundo especialistas, a internet contribui para a prevenção da depressão e isolamento, comuns nessa época da vida, uma vez que permite a conexão e interação com outras pessoas, além de acesso irrestrito aos conteúdos variados.

e_angry
E engana-se quem pensa que eles permanecem quietinhos e anônimos do outro lado da tela. Assim como você, eles também usam as redes para verem e serem vistos. Bom exemplo é Helen Ruth Van Winkle, uma americana de 87 anos, baseada em Kentucky, que realmente bomba na internet.

Conhecida como Baddie Winkle (@baddiewinkle), ela ciou sua conta no Instagram há cerca de um ano e desde então já soma mais de 1.7 milhão de seguidores. No Twitter é acompanhada por 225 mil usuários.

e_grimacing
O segredo do sucesso é sua originalidade e espontaneidade. Baddie compartilha cliques em poses extravagantes e divertidas, mostrando que idade não é motivo para limitar diversão e atitude.

Ela se veste do jeito que bem entende, tinge o cabelo de diversas cores, posa de short e biquíni e tem um estilo eclético que vai do hippie ao gótico. Bebe, fuma, tem uma piercing no nariz, sai de balada…

e_disappointed_relieved
O estilo autêntico e o engajamento virtual lhe renderam o convite para ser garota-propaganda da marca DimePiece L.A., que chegou a desenvolver uma coleção pensada exclusivamente nela.

Outra celebrity da rede é Betty Simpson (@grandmabetty33), de 82 anos. Na real, ela não fazia ideia de como se conectar, até que o neto Zach Belden se mudou para sua casa, em agosto do ano passado, para ajuda-la no tratamento de um câncer.

e_heart_eyes
E foi então que ele teve a ideia de criar um perfil no Instagram para que a avó pudesse compartilhar sua batalha contra a doença, receber incentivos e boas vibrações de outras pessoas, bem como contar sua história de vida e dar conselhos inspiracionais para aqueles que a seguem.

A história foi contada pelo canal ABC e rapidamente seu perfil ganhou 490 mil seguidores. Hoje, atualizar o Instagram é uma de suas maiores diversões – seja através de fotos, como de vídeos também.

e_hushed
Em um deles, no qual aparece dançando ‘Happy’, de Pharrell Willians, o charme foi tanto que agora o próprio cantor virou um de seus followers.

O neto, que deixou os estudos de lado para se dedicar integralmente à avó, é quem a fotografa e se encarrega de jogar o material na rede.

e_persevere
Não são apenas as mulheres as influencers da terceira idade na net. Há espaço também para os homens. Lançado recentemente, o Fashion Grandpas (@fashiongrandpas) é uma conta colaborativa, para qual qualquer pessoa pode enviar imagens de velhinhos estilosos a serem publicadas. Já são quase 29 mil seguidores.

Exemplificamos assim que, bem como os tempos mudaram, as gerações também o fizeram em adaptação a ele. Idosos não são apenas mais estatísticas, através da internet mostram que têm voz, poder e influência.

Comentários

Comentários

Adele Grandis: Taurina com ascendente em touro - isso explica muita coisa!