Papa encontrou escrivã homofóbica nos EUA

pope-francis-vatican

O Papa Francisco teve um encontro particular com Kim Davis – a escrivã de Kentucky que se recusou a realizar casamentos entre pessoas de mesmo gênero – na embaixada do Vaticano em Washington DC. A informação foi divulgada inicialmente pelo Liberty Counsel, grupo de lobby cristão dos Estados Unidos. Segundo a fonte, o pontífice teria aproveitado a oportunidade para agradecer a americana por “seu ato de coragem”, em um encontro particular durante a visita do Papa aos EUA. Depois de muito questionado, o Vaticano confirmou o encontro, mas disse que não passou de mais um dentre as centenas de apertos de mão que o Papa distribuiu durante sua visita ao país.

O encontro, que é visto por muitos como um endosso pessoal do Papa Francisco em relação às ações de Kim Davis, não contradiz o tom da tour do pontífice pelos EUA. Assuntos delicados como aborto e casamento gay foram evitados. Enquanto alguns líderes religiosos conservadores proclamaram que Davis é uma espécie de “Martin Luther King moderno”, por estar disposta a ficar cinco dias presa por sua fé, a maioria dos estadunidenses viu sua rebeldia como um ato de fanatismo, bem como uma recusa perigosa do cumprimento da lei.

O fundador e líder do Liberty Counsel, Mat Staver, tem atuado como advogado de Kim Davis em sua disputa legal contra o governo. O grupo é um dos 18 grandes nomes da propaganda anti-gay dos Estados Unidos, segundo o Southern Poverty Law Centre, que monitora discursos de ódio.

No site de notícias Inside The Vatican, editado por Robert Moynihan, que foi o primeiro a noticiar o encontro, Kim Davis diz “Eu nunca pensei que poderia encontrar com o Papa. Quem era eu para ter essa oportunidade rara? Eu sou apenas uma escrivã que ama Jesus e deseja servi-lo com todo meu coração.” e continua “Ele inclusive pediu para eu rezar por ele. Francisco me agradeceu por minha coragem, e me disse para ‘permanecer forte’.” O pontífice ainda haveria dado um rosário para ela e um para seu marido, de acordo com o Liberty Counsel.

Durante seu retorno de Philadelphia para Roma, o Papa foi questionado por um repórter se uma funcionária pública que se recusasse a emitir licenças de casamento entre pessoas do mesmo gênero poderia alegar estar exercendo um direito religioso. Francisco respondeu dizendo que acreditava que objeções baseadas em fé são um “direito humano”, mas não se referiu precisamente ao assunto de casamentos entre pessoas do mesmo gênero, segundo o The Guardian.

Escrivã Kim Davis (Reprodução The Washington Post)

Escrivã Kim Davis (Reprodução The Washington Post)

A notícia do suposto encontro tem criado desconforto em diversos meios. A cantora Antony Hegarty acusou o Papa Francisco de “trabalhar nos bastidores para acabar com os direitos LGBT nos EUA”. Ela disse em um post no Facebook que “Francisco parece estar queimando bruxas em nome de Cristo, assim como seus antepassados. Cristo deve estar chorando de vergonha.”

Andrew Chesnut, professor de estudos religiosos da Virginia Commonwealth University, disse que o aparente encontro com Kim Davis “coloca o pontífice alinhado com as alas conservadoras de cristãos nos EUA, tanto as dos católicos, quanto as dos protestantes, que acreditam que sua fé tem sido perseguida durante o governo de Barack Obama”. E complementa: “Uma das maiores ironias é que a fé de Kim Davis vê historicamente o Catolicismo como uma abominação idólatra do Cristianismo. Na América Latina, uma das primeiras coisas que muitos católicos fazem, ao se converter ao Pentecostalismo é fazer uma fogueira e incinerar seus ‘ídolos’ católicos, como santos e a Virgem Maria.”

Vale a pena prestar atenção no futuro sínodo de bispos, e ver se teremos uma Igreja Católica mais progressista emergindo dele, ou se teremos o velho conservadorismo de sempre.

Comentários

Comentários

Nexus Polaris é Pretor Hierofante da Armada, Cônsul de Atlantis para esta Dimensão nas horas vagas... Mas também produtor cultural e ativista que cursou Gestão em Políticas Públicas pela USP, responsável pela editoria Política.