Joey Gutierrez é o primeiro personagem Queer no universo cinematográfico da Marvel

Joey - Agents of SHIELD (1)Foi na última semana de setembro, nos Estados Unidos, o primeiro episódio da terceira temporada de Agents Of S.H.I.E.L.D.. Nele somos apresentados a um novo personagem chamado Joey Gutierrez, um Inumano que acaba de receber a herança de seus poderes graças ao consumo de “FISH OIL”.

Para quem só acompanha os filmes e não a série, os Inumanos são uma raça híbrida de Humanos com Krees, que, quando exposta ao Terrígeno, ganha poderes sobre-humanos. No último episódio da segunda temporada da série, acidentalmente caem no mar os cristais de Terrígeno, provocando a contaminação de todo o oceano.

Os governos mundiais entram em crise com o ocorrido em Nova Iorque, Londres e Sokovia; e, agora com o surgimento repentino dos Inumanos, a S.H.I.E.L.D. busca lhes dar proteção. Para quem está acompanhando a série, vimos um diálogo de Joey e Daisy, onde ele comenta que vivia como um miserável antes de se assumir, porém ela o prepara, falando que a humanidade ainda não está pronta para este novo segredo dele.

Quem acompanha os quadrinhos, sabe que a Marvel sempre colocou os Mutantes como sendo pessoas totalmente diferentes das outras por um simples diferencial em seu DNA, muito parecido com o que ocorre com a comunidade ALGBTQI+. Hoje os Studios Marvel estão fazendo a mesma coisa com os Inumanos (por motivo dos Mutantes fazerem parte de um contrato com os estúdios da Fox). Estes têm de viver escondidos e a margem da sociedade, que não está preparada para lidar com eles no momento.

Agents Of SHIELD - SEASON 3

Vale ressaltar que a Marvel como um todo já tem representatividade da comunidade ALGBTQI+. O mutante Jean-Paul Beaubier, o Estrela Polar da Tropa Alfa, é um dos primeiros heróis assumidamente gays, não só na Casa de Idéias, mas dos quadrinhos. Ele causou furor em 2012 quando se casou com seu namorado. Outros personagens da comunidade ALGBTQI+ são Colossus, Mística, a versão feminina de Loki, o casal Hulkling e Wiccano, e recentemente o mutante Homem de Gelo, Bobby Drake, foi tirado do armário por Jean Grey na revista All New X-Men #40.

O filme dos Inumanos está previsto para 12 de julho de 2019 – será que até lá a Marvel vai apresentar uma sociedade capaz de conviver com o que é diferente? Enquanto isso, pode ser que em 2020 sejamos apresentados a um filme da Marvel onde teremos um protagonista ALGBTQI+. Quem vocês acham que será este personagem?

Comentários

Comentários

Fuvio Balsalobre é designer e viciado em Cultura Nerd e Geek.