Recomendamos! Carne de Segunda: Burlesque Meat Show

burlesque meat show

As meninas do Burlesque Meat Show arrasando. Foto: Mariana Bley.

A Coisa recomenda: performance artística imperdível, parte do projeto Burla: Divergências, Contrastes e Outros Carnavais, da exuberante Giorgia Conceição. O espetáculo, que se traduz simultaneamente em performance ao vivo, curta-metragem e um site, celebra a arte burlesca brasileira.

No espetáculo, as artistas falam de amor, programas de televisão, sacrifícios humanos, pelos pubianos, vacas em revolta, nacionalismo e bruxaria, sempre com humor e ironia, acompanhadas da apresentação ao vivo do DJ Sandro Machintal, que realiza simultaneamente à performance a mixagem dos sons, e da Mestra de Cerimônia, a drag queen carioca Aretha Sadick. (texto: divulgação)

Antes de “embarcar”: esqueça toda a ideia de shows de pinups magrinhas e delicadas tentando “te envolver, te seduzir”, com plumas, paetês e chicotinho, como ficou popularizada a ideia de burlesco (hoje, o grupo Suicide Girls, por exemplo, se apropriou do termo e faz shows parecidos com stripteases à Bettie Page). No vídeo, você vai entender que as poderosas Julia Atras Muz, Giorgia Conceição e Dirty Martini vão muito além disso.

O burlesco surgiu lá no século 19, com inspiração nas farsas da Commedia dell’arte italiana, indo na contramão, confrontando padrões estéticos e comportamentais, empoderando a diferença, sambando na cara da sociedade, escandalizando, com suas paródias e sátiras protagonizadas por personagens absolutamente extravagantes. Sim, o burlesco parece ter sido o berço das Drag Queens de hoje.

Com essa invejável ancestralidade rufando seus tambores, evocando seus espíritos brincalhões, o espetáculo Burlesque Meat Show promete pura desconstrução (a “metáfora” da carne não é à toa) e celebração da mulher rotunda, com uma crítica altamente feminista.

Se interessou? Chegue pelo menos meia hora antes, para garantir seu ingresso.


 

Carne de Segunda: Burlesque Meat Show
sexta 21, sábado 22 e domingo 23 de agosto de 2015
sexta e sábado às 20h | domingo às 19h
[duração aproximada 60 minutos ]
[classificação indicativa: 16 anos]

Sala Itaú Cultural – 249 lugares

 

Comentários

Comentários

ACT Redação é o seu robô preferido.